29.3.08

Chôro e Medo


Sou a esperança, mais forte que tudo; mais forte que o sonho. Sou a segurança e o gostar de estar vivo e a paixão por si mesmo. No entanto choro. Choro e tenho muito medo. Já caí e levantei muitas vezes, com ou sem ajuda, o fato é que estou de pé. Conheço o sabor amargo lá do poço, a frieza das paredes e a dura escalada para a luz e para o conforto do calor de um sol de verão com céu azul.

Tenho medo. Sou uma ostra, um caramujo, um tatu-bola, um embrião em posição fetal, uma toupeira e a cabeça escondida de um avestruz. Choro sem querer chorar e odeio cada pingo destas lágrimas que escondem o brilho de meu sorriso, enrubescem minha esclera e opacificam minha íris. Eu queria tanto chegar pertinho de Dédalus, ver um salto de uma baleia para fora d´água, uma carpa contra a corrente, o rewind, mas apenas choro a minha incapacidade e humanidade que me aprisiona neste corpo limitado.

Não vivo por mim mais e daria o meu coração pulsante para meu filho sem pensar duas vezes e seria muito natural. No entanto, encontro-me sem família, sem emprego, sem dinheiro, indigno até de minha própria culpa. Ainda assim, penso nos nomes que me integram e sobretudo que sou afinal a esperança, mais forte que tudo, mais forte que o sonho.

Dedico meu suor, minha depressão sim, meu "me bem quiseram", minha juventude e sua transformação em careca, barriga, lágrimas, medo e saudade àqueles que puderam me ver e me enxergaram; eu os vi a todos e também chorei por e com vocês. Fui fiel a mim mesmo e a todos em cada atitude, mesmo dentro de minhas imperfeições e deslizes, acredito e orgulho-me de ter sido sobretudo coerente e fiel. A minha insônia desperta e meus pesadelos dormindo, essa intranquilidade que me mostra o descompasso da vida a que cheguei é o descontrole, covardia, meu chôro, meu medo.

Tenho dificuldade em concretizar objetivos, em corresponder a expectativas, em ser o que pareço. Hoje o meu sorriso, meu bom humor, meu controle e estabilidade são medo e chôro. Minha indignidade e incapacidade de ser grato perante a nobreza daqueles que estenderam suas mãos a mim me envergonham e me colocam pequeno sem conseguir nem enxergar o que escrevo.

Meu desejo vira desespero, minhas intenções, audácias desrespeitosas a hierarquias, minhas dificuldades nunca toleradas nem por mim mesmo. Eu também queria um lugar só meu em que eu fosse amigo do rei, longe destas sombras. No entanto sou um porco que tem o nariz escorrendo ranho, pois sou chôro e medo. Onde estão a esperança e o sonho ?

16 comentários:

Anônimo disse...

A resposta a todos os questionamentos do texto estão no próprio texto.
Quest: - Onde estã a esperança e o sonho ?
Resp: - Sou a esperança, mais forte que tudo; mais forte que o sonho.

Quest: - No entanto, encontro-me sem família, sem emprego, sem dinheiro, indigno até de minha própria culpa.
Resp: - Já caí e levantei muitas vezes, com ou sem ajuda, o fato é que estou de pé.

Não preciso nem falar nada, então.
Mas acho que uma análise ia ser muito importante nesse momento.
Por mais que você tenha seus pais, seus primos, irmãos, tios etc ao seu lado, no final das contas estamos todos isolados, em nossa própria companhia. E essa força pra levantar mais uma vez tem que vir internamente.

Um grande abraço e, se eu puder ajudar em algo, me diga.

Anônimo disse...

Fico feliz em lhe informar que não estás sozinho! Todos nós choramos e
temos medo. Uns mais, outros menos. Cada um no seu dia. O mais
importante disso tudo, tenha certeza, é que somente sentindo com
franqueza a intensidade dos sentimentos que hoje você sente, será
capaz de passar pela vida e ao final saber a que veio. Lembre-se
sempre que a vida é um processo cheio de etapas, felicidade full-time
só na novela das 8, para os mentirosos,ou para os sem sentimentos.
Coragem.
Um grande abraço, respire fundo e procure ficar em paz. Tudo a seu
tempo vai se arrumar.
Adriana

Anônimo disse...

Mio carissimo Fábio
Te voglio benne, tanto, tanto benne, tu sei la vita mia!
Fardo pesado para um coração aberto! Uma vez eu te disse q meu sentimento por ti é incondicional e continua sendo! Tens minha solidariedade plena e estou a sua disposição para conversarmos. Só relembro vc, q vc é vc e não as expectativas dos outros com relação a vc! Vc não me decpeciona nunca! Às vezes, eu não te entendo, às vezes eu até discordo de ti (ah, aqui tem um bando de maluco, maluco por ti, Fabião!), mas estou contigo e não abro!
Desempregado??!! Katçu, o cara é doutor pela USP com méritos e louvores, o empreguinho galiola dourada do sesqui é passado! Gordo, natural o cara se interna pra fazer uma tese, para com o esporte, se angustia e desconta nos doces, nas pizzas, nos chocolates da Páscoa (hummm, deica eu parar q tá me dando água na boca!). Nada q disciplina, dieta e atividade física não resolva! Careca, num intendu noque isso pode te prejudicar. Se incomoda, interleisse neles (aliás, é ridículo, ainda + se a peruca cair na boca do paciente, ou se vc a queimar com o leiser da sua invenção doutoral).
Chorar é atávico! Veja as fotos do Vô Antonio, as minhas...O choro no homem denota uma sensibilidade e um coração generoso.
Agora. ô meu, porco não! nem com a camisa nova marca-texto! Vc é um Gavião de altaneiras paisagens e conquistas! Não pq eu estou te cobrando, mas pq assim é! Katçu!
Fabião aproprie-se do q é seu e deixe de lado os modelos (responsabilidades) q os outros impõem ou tentam impor a vc. Às vezes, a maldade dos outros está muito perto e, quase sempre, é disfarçada e é só q certos aleijados sentimantais têm a oferecer. Seu caminho é diferente do nosso e vc já está na nossa frente, pois, o q vc está enfrentando, a gente nem chegou perto. Não se deixe manipular por quem quer q seja.
Busque ajuda profissional (ara, inté eu fiz isso, foi difícil e continua sendo!) O auto-conhecimento é uma forma de viver e algumas pessoas passam a vida procurando-o e a vida é como a ligação Jardim da Saúde - São João Clímaco (aliás, hoje é dia dêle!) cheia de altos e baixos.
A esperança e o sonho estão dentro de vc, assim como, o desepero e os pesadelos. Às vezes, os pesadelos estão associados à feijoadas mal digeridas, às vezes, outras coisas q engolimos (os outros nos dão e o pior a gente aceita 100 se dar conta) e não conseguimos digerir.
Estou a sua disposição para conversar e te abraçar e torcer pra vc e te respeitando na medida em q eu possa (lembre-se, q somos da mesma cêpa).
Baci tanti
Tzio Léo
P.S.: Aqueles japoneis q ficam inventando forma de fazer a boliña andar, realmente, não têm o q fazer!

Anônimo disse...

Resolvi escrever para você , vendo o seu total desespero . Desculpe- me , se eu estiver invadindo alguma área que não me diz respeito , mas não consigo ver uma pessoa querida necessitando da nossa palavra e me omitir .

Desesperança , medo , choro , angústia , desorientação são sentimentos próprios do ser humano , senti-los mostra que estamos vivos e que sabemos discernir sobre o que desejamos . A culpa também faz parte do encargo que carregamos por querermos ser perfeitos , exigentes demais conosco mesmos . Agora , vergonha acho que fica fora de cogitação , após uma tese de doutorado "brilhantemente" defendida , numa das melhores universidades do nosso país, com um projeto de pesquisa "inédito" como foi o seu . A questão do emprego é temporária , grandes oportinidades lhe aparecerão . Empregos medíocres são mais facilmente encontrados , no seu caso, trata-se de algo especial , diante de toda a sua competência , acredite .

Deve ser enlouquecedor estar passando por todos esses problemas ao mesmo tempo , cuide de sua depressão porque ela vai nos minando por dentro e muitas vezes as soluções podem estar mais perto do que imaginamos . Cerque- se de profissionais competentes , e estes , junto com familiares e amigos , poderão ajudá-lo a encontrar o melhor caminho para os problemas .

Apenas não concordo quando você mostra desesperança sobre o futuro . O Américo é a sua esperança . Você deve fazer tudo o que puder por ele , porque os filhos valem realmente a pena nesta vida maluca e competitiva que nos detrói a cada dia . Felizmente podemos ser honestos e mostrar nossa incapacidade e medo de muitas vezes lidar com situações de tanto conflito como as que você está vivendo .

Peço-lhe que você se cuide , não se culpe tanto sobre o que está acontecendo e que viva a infãncia do seu filho , junto com ele , num dos mais lindos períodos da vida .

Se você precisar de nós , estamos aqui para um apoio, uma conversa amiga . Mas acredite em você mesmo , vá em frente e aproveite as oportunidades , que , certamente estarão abertas a sua frente .

Beijos e calma ,

Heloísa .

Anônimo disse...

Não sei se entendi direito sobre este texto, mas o que eu poço afirmar a vc, é que tudo de que não somente vc precisa, mas todos nos precisamos, está dentro de cada um, dentro do seu coração, do nosso coração, em forma de uma luz superior que vai te guiar, nos guiar, para alcançar a felicidade, tendo muita esperança e muitos sonho, que não somente vc, e sim todos nos estamos procurando.

Faz parte do ser humano, ficar deprimido, ter problemas, alias eles aparecem sem avisar, mas a diferença talvez seja o modo que cada um encara e busca suas saídas. Eu, por exemplo, procuro de cada limão, daqueles bem azedo, descobrir um modo de fazer uma limonada bem docinha e refrescante!

Fico feliz por vc repartir seus pensamentos, pois aprendo muito com os outros, e tb fique contente pq vc vai conosco por Dubai. Precisamos escolher em que hotel ficar e planejar os passeios. Mãos a obra!!

Abraços
Rosely

Anônimo disse...

Fabeta,

O q é isso...as coisas vão melhorar, tudo tem um para que, acredita, vc vai dar a volta por cima, vc é um cara inteligente, competente e legal, não tem o pq isso.
Vamos conversando, as vezes, falar já alivia, e nada como o tempo pra resolver as coisa. Confie.

Bj
Sil

Anônimo disse...

Olá Robles..

É de sua autoria... é o que você está passando??

Estou aqui,

Pode contar comigo sempre

Dai

Anônimo disse...

Nunca se esqueca de quem vc eh: uma pessoa maravilhosa e especial para muita gente.

As vezes, as pessoas descobrem que jah nao podem fazer o que querem, porque quando podiam, elas nao quiseram. Eh uma verdade dura, mas resta a esperanca e a forca que temos aqui dentro de nos, e que nada nem ninguem vai arrancar. Vc esta no lugar que em um determinado momento da sua vida decidiu por estar, e isso eh otimo pois significa que eh soh vc decidir estar em outro lugar e situacao, que vc vai conseguir. Tudo depende de vc.

Um grande beijo, sinta-se acompanhado :-)

Anônimo disse...

Fabiao,

aqui eh o Gustavo... liga aqui para conversarmos... estou na casa de CT 860-223-7209 ou no cell 347-452-8390...

a Cris vai para San Antonio, TX... mais um lugar para vc visitar. Eu vou comprar um cavalo, um chapeu e bota Texano... no inverno vou esquiar no Colorado...

ligue Ja...

Anônimo disse...

Oi Fabio,
Td bem? Obrigada pela linda m ensagem.

Estou aqui em NY e estarei ai em SP de 7 a 16 de abril. Tenho 2 salas pra alugar em meu consultorio.
Se conhecer alguem q possa se interessar em fazer parte de nossa clinica, alugando uma ou 2 salas por favor peca pra fazer contato comigo por e-mail ou por tel 3081-6413/30810433. Esses sao os tes da clinica e se eu nao estiver recados podem ser deixados com a minha socia, Marilia Marchezi, ou secretaria, Mari. Proteticos e outros profissionais de saude sao tb bem vindos.
Mto obrigada,
Abs,
Yvonne

Anônimo disse...

Meu querido Fabio, voce é o homem mais maravilhoso que ja conheci, com toda minha admiração e carinho Teresa

Anônimo disse...

Fábio,

Nem sei o que dizer... Acho que não tenho o que dizer.
Posso estender meu ombro amigo para vc compartilhar seu sofrimento e seu
choro.
Fico triste, muito triste....
Levante-se, pois não quero vê-lo assim...Você não merece tudo isso!!!

Cris

Anônimo disse...

A esperança está nos olhos do seu filho, no abraço e no carinho dos amigos que te rodeiam, no despertar de cada dia ensolarado e em tudo que você deve se dar ao crédito pois estudou, trabalhou, batalhou e ainda sonha. Os sonhos devem estar dentro de você. Talvez HOJE (como o título do seu email) estejam um pouco perdidos, mas tenho certeza que eles existem e que você tem vontade de concretizá-los. Escreva seus sonhos (todos eles) em uma página de papel e leia-os todos os dias...coisas boas são atraídas por coisas boas. Não deixe que o medo apague os seus sonhos pois você merece concretizar cada um deles!
Fica bem e pode contar comigo SEMPRE, a qualquer hora, em qualquer lugar, em qualquer momento!
um beijo e se cuida,
Ana

Anônimo disse...

Muito bonito. Para quem sente estar num corpo aprisionado, a mente e as palavras se libertaram.

Sei que este é um momento muito dificil para você, mas a superação nos faz livres e fortes.

beijos,

Rita

Lia Drumond disse...

Você tem tudo pra ser feliz e sabe que pode contar sempre com o carinho do seu filho e a minha amizade. O tempo cura tudo... Bjs

Sue disse...

Vc é simplesmente lindo e o amor, mais do que o tempo, vai te dar a paz que precisa. Eu acredito nisso!
Sua fã!
Sue